Hoje é dia das mães e queria desejar a todas as mamães um feliz dia, isso também para quem é mãe de cachorro como eu :)
Meu tema de hoje não podia fugir dessa data e como uma pessoa curiosa fui atrás de como surgiu o dia das mães. Você sabe?
Há muuuuito tempo sempre existiram manifestações em diversos lugares do mundo em homenagem as mães e vários pedidos para que esse dia existisse, mas da forma como é vista hoje foi criada nos Estados Unidos no fim do século 19 e a idealizadora foi Anna Maria Jarvis, norte americana, que perdeu a mãe em 1905 e fez uma campanha para homenagear a figura materna na sociedade.
A mãe da Anna Maria Jarvis, era chamada de grande mãezona na sua comunidade e dedicou sua vida a trabalhos filantrópicos. Ela realizou um trabalho para valorizar as mulheres que são mães e fundou o Mothers Day Works Clubs, em 1958, que realizava campanhas para combater as más condições de saúde e saneamento que existiam e contribuíram para a alta taxa de mortalidade infantil que ela combater. No inicio da Guerra Civil ela e seu Clube cuidaram de soldados feridos de ambos os lados e salvaram muitas vidas, mas com o fim da Guerra os trabalhos não pararam, ela criou mais uma iniciativa para que ações fossem tomadas para garantir o entendimento e o convívio pacífico entre famílias de soldados que lutaram de diferentes lados.
Mesmo após a perda, Anna dedicou sua vida para continuar o legado da mãe nas ações sociais, tal mãe, tal filha. E além de toda dedicação a filantropia, ela fez de tudo para que esse dia em homenagem as mães fosse criado, sua movimentação ganhou uma grande proporção tão grande que fez o presidente da época Woodrow Wilson oficializar o segundo domingo de maio como o Dia das Mães em todo o país. No Brasil essa data chegou em 1932 no governo de Getúlio Vargas, inspirado nos EUA.
Que história legal, né? Confesso que estava pensando qual texto escreveria e queria algo ligado a mães, mas não fazia ideia do que. Como sou uma pessoa curiosa pensei em pesquisar sobre como foi criada a data para ver se surgia ideias e me deparei com essa história incrível que envolve mães e filantropia. Saber sobre a história dessa mãe que foi o motivo disso tudo, que dedicou sua vida a ajudar o próximo, em ver que a filantropia sempre existiu e que sempre tivemos pessoas tão maravilhosas no mundo, mesmo quando não era tão valorizado quanto é hoje, me deixou emocionada.
Vamos combinar que nada mais justo também do que comemorar essa data para homenagear nossas mães que dedicaram sua vida para cuidar de nós, que nos esperaram 9 meses ansiosos na barriga e que fazem de tudo pela nossa felicidade. Para mim comemorar essa data é lembrar para minha mãe o quanto eu a amo, o quanto ela é uma das pessoas mais incríveis na minha vida e o quanto eu tenho sorte de tê-la, apesar de tentar fazer isso todos os dias.
Então hoje se você puder abrace sua mãe, fale o quanto a ama e o quanto ela é especial.
Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm
https://legacyproject.org/guides/mdhistory.html
e muitos outros sites...
Não conhecia a história, muito interessante!